sábado, 4 de agosto de 2012

Justiça decide amanhã sobre candidaturas


Faltando dois dias para o fim do prazo para que a Justiça Eleitoral se pronuncie sobre registros, em Campos três candidatos enfrentam pedido de impugnação: Arnaldo Vianna (PDT), Makhoul Moussallem (PT) e Rosinha Garotinho (PR). O cartório eleitoral informou que irá afixar as decisões às 13h de amanhã. Porém, informações extraoficiais dizem que já haveria sentença. Os recursos são encaminhados para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que julga até dia 23 de agosto.

Arnaldo Viana teve pedido de impugnação formulado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação “Campos de todos nós”. O motivo são as seis contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e uma no Tribunal de Contas da União (TCU). Um dos advogados de Arnaldo, Paulo Studart, diz que o ex-prefeito está elegível. Makhoul teve pedido de impugnação também proposto pela coligação “Campos de Todos Nós”. A justificativa seria o candidato a vice, Alexandre Delvaux não ter se desincompatibilizado. Porém, o vice foi substituído por Andral Tavares (PV). O representante Paulo Vizela diz que “Não existe nada que impeça o registro”.

Contra a prefeita Rosinha Garotinho, o pedido de impugnação é de autoria do MPE e toma como base o fato de ela e o vice Chicão não terem requerido a suspensão da inelegibilidade no prazo estipulado na Lei Eleitoral, no recurso contra a condenação ocorrida em maio de 2010. Os promotores que assinam a ação lembram que os efeitos da condenação estão suspensos através de liminar, mas ressaltam que a suspensão da inelegibilidade não foi requerida no tempo.

José Geraldo e Schunk saem na frente

Dos cinco candidatos a Prefeitura de Campos, dois já foram liberados pela Justiça Eleitoral. O primeiro registro deferido foi do comerciante José Geraldo (PRP). A Folha da Manhã não conseguiu contato com o candidato ou sua assessoria na tarde e noite de ontem.

Outro com registro deferido é o médico sanitarista Erik Schunk (Psol). Ele disse ter recebido o deferimento com muita naturalidade:
— Não tenho nenhuma pendência na Justiça. Quem deve ficar preocupado é quem tem ficha suja ou tem outras pendências. Estou na campanha com muita tranquilidade e a resposta nas ruas tem sido muito boa — comentou o candidato a prefeito de Campos, que foi o segundo a ter a candidatura aprovada pela Justiça Eleitoral.

Fonte: Folha da Manhã


Nenhum comentário:

Postar um comentário